- 15 maio, 2024 10:29 am

EcoRodovias leva experiência com pedágio free flow para rodovias do interior paulista

Concessionária EcoNoroeste terá o primeiro pedágio eletrônico do estado de SP. Há dois anos, grupo foi pioneiro na adoção de testes com a tecnologia de pedagiamento sem cancelas na Rodovia Ayrton Senna (SP-070)

A EcoNoroeste será a primeira concessionária do Grupo EcoRodovias a operar de forma efetiva o pedagiamento no sistema free flow. Os pórticos já estão sendo instalados pela concessionária na SP-333, em trecho no noroeste paulista. Mas essa não é a primeira experiência da EcoRodovias com o modelo de pedágio eletrônico que, apenas recentemente, passou a ser adotado no país. A Ecopistas, unidade que administra as rodovias Ayrton Senna e Carvalho Pinto (SP-070), também em São Paulo, implantou um pórtico que funciona como projeto piloto, sem cobrança de tarifa, desde 2022.

“Já era evidente que o free flow seria uma tendência de modernização das viagens a ser adotada também aqui no Brasil. Então, buscamos antecipar os testes para que a gente estivesse preparado para a chegada dessa tecnologia em rodovias que operamos, além de compartilhar conhecimento com órgãos reguladores e com o setor como um todo”, avalia Afrânio Spolador, diretor de tecnologia da EcoRodovias. Ele explica que, nesses dois anos, a companhia acumulou alguns aprendizados e pôde fazer aperfeiçoamentos no sistema, tanto na parte de infraestrutura e equipamentos, quanto de software. Como exemplo, o algoritmo de classificação dos veículos que passam pelos pórticos foi aprimorado. “Sem dúvida a experiência na Ecopistas foi um ganho para a nossa implantação na EcoNoroeste, tanto que estamos prevendo antecipar o início da operação em quase um ano”, complementa Afrânio.

Pórtico de Free Flow instalado na SP-333 pela concessionária EcoNoroeste
Pórtico de Free Flow instalado na SP-333 pela concessionária EcoNoroeste

Transformação digital

Ainda nas rodovias da EcoNoroeste, outros projetos de transformação digital serão implantados como a cobertura de sinal de telefonia móvel (4G), aplicativo de “SOS” para acionamento de socorro e adoção de câmeras inteligentes com sistema de detecção automática de incidentes na via e leitura de dados por meio de inteligência artificial.

Outros projetos pilotos de inovações para as rodovias também tiveram início na malha da EcoRodovias. É o caso, por exemplo, dos equipamentos para pesagem de veículos na velocidade da via, o HS-WIM, implantado pela concessionária Ecovias do Cerrado, unidade do grupo que atua nos trechos mineiros da BR-364 e BR-365. Em breve, será iniciada a operação efetiva do novo sistema, transformando o lento processo de pesagem de veículos de carga em um modelo automatizado que leva em torno de 1,2 segundo por meio de sensores de alta precisão e câmeras inteligentes.

Sobre a EcoRodovias

A EcoRodovias é a operadora com maior extensão de malha rodoviária do país. Controlada pelo Grupo ASTM, atualmente administra 11 concessões de rodovias que somam 4,7 mil quilômetros de extensão em oito estados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. A companhia está presente em corredores rodoviários de escoamento da produção agrícola e industrial, bem como em relevantes eixos turísticos do país. Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável, a EcoRodovias mantém metas para alcançar novos patamares em reduções nas emissões de CO2, segurança, diversidade, equidade e inclusão. Como resultado de suas práticas, a empresa integra importantes carteiras da B3 relacionadas a práticas ESG, tais como índices de Sustentabilidade, Diversidade e Governança. Para mais informações, acesse www.ecorodovias.com.br.