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Contraste para daltônicos
Para continuar atingindo esses objetivos, novos projetos vêm sendo implantados, como a avaliação da malha viária pela metodologia iRap -International Road Assesment Program, presente nos contratos de concessão mais recentes; a ampliação de postos de pesagem para caminhoneiros; ampliação de rampas de escape; além de estudos para novas alternativas para fiscalização de velocidade.
-46% no número de vítimas fatais
-45% em feridos
-37% em acidentes
Comitês de Segurança nas Unidades de Negócio: grupos multidisciplinares que se reúnem periodicamente para analisar ocorrências e propor medidas para reduzir riscos de novos acidentes
Comitê de Sinalização: equipe que estuda melhorias contínuas de sinalização, faz testes de produtos, discute normas e realiza troca de experiências
Squads de Inovação em Segurança Viária: times com foco no estudo de tecnologias inovadoras, além da promoção de parcerias com universidades, incubadoras, startups, laboratórios, entre outros.
Núcleo de Segurança Rodoviária: estrutura corporativa com foco na disseminação de boas práticas, nivelamento de conhecimento, integração dos comitês locais e suporte técnico às concessionárias
Bons exemplos são as duplicações, a construção de trevos e retornos em desnível, ou seja, nos quais o motorista não cruza a rodovia, e a implantação de passarelas para pedestres.
Algumas medidas focam exclusivamente nos caminhoneiros, público que faz viagens de longa distância e, por estar sempre na estrada, acaba se expondo mais aos riscos. Para esses motoristas, os pontos de parada de descanso, para que possam fazer pausas seguras durante a viagem, são fundamentais.
Outro dispositivo focado na segurança dos veículos pesados são as rampas de escape, estruturas construídas em pistas com grande declive e que proporcionam a parada completa e segura de veículos desgovernados.
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