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Atualmente, a EcoRodovias administra onze unidades de negócios focadas em concessões rodoviárias, que somam mais de 4 mil quilômetros de extensão em oito estados, nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
Além das unidades de negócios já destacadas, a EcoRodovias gerencia dois ativos logísticos — um pátio regulador e um terminal portuário — que atendem ao Porto de Santos, o maior da América Latina.
O Ecopátio Logística Cubatão é uma plataforma intermodal da EcoRodovias, considerado o principal pátio regulador de caminhões do Porto de Santos.
Já o Ecoporto tem 175 mil m2 de área alfandegada e conta com localização privilegiada, próxima ao centro de negócios da cidade, da Alfândega e das Agências Marítimas, e com acesso direto ao complexo rodoviário e aos ramais ferroviários.
É responsável por 436,6 quilômetros da BR-050, trecho que atravessa nove municípios dos estados de Goiás e Minas Gerais. A concessão abrange uma das principais vias de ligação entre o Distrito Federal e São Paulo, ressaltando a importância do trecho, que vem passando por profunda transformação estrutural e receberá R$ 3 bilhões em investimentos até o fim dos 30 anos de concessão.
Opera 475,9 quilômetros da BR-101 no Espírito Santo, trecho que corta mais de 20 municípios, de Mucuri, na Bahia, até a divisa com o Rio de Janeiro. A concessão rodoviária leva a cinco importantes portos: Vitória e Tubarão, na capital capixaba; Barra do Riacho, em Aracruz-ES; o do Açu, no Rio de Janeiro; e Ilhéus, na Bahia. É ainda importante acesso às praias do Espírito Santo, como as de Guarapari e Vila Velha, destino de milhares de turistas o ano todo.
Opera trechos das rodovias BR-135, MG-231 e LMG-754. Ao todo, são 363,95 quilômetros de extensão, entre Curvelo e Montes Claros, em Minas Gerais. É um importante corredor viário que integra a principal rota de ligação entre as regiões sudeste, sul e nordeste.
Fica em Cubatão, no Litoral Sul, e é considerado o principal pátio regulador de caminhões do Porto de Santos. São 433 mil metros quadrados de área operacional – desses, 325 mil metros quadrados são destinados ao atendimento dos veículos de carga que acessam o porto. A estrutura também oferece os serviços de Depósito de Contêineres Vazios (DEPOT), Recinto Especial de Despacho Aduaneiro de Exportação (REDEX) e Armazém Geral.
Realiza operações portuárias, manuseio e armazenagem de cargas de exportação no Porto de Santos. Está localizado em ponto privilegiado, próximo ao centro de Santos, com acesso fácil à rodovia dos Imigrantes.
Empresa responsável pela administração dos 726,9 quilômetros do Eixo Rodoviário Rio-Governador Valadares, importante via de ligação entre as regiões Sul e Nordeste do país. Em 30 anos de concessão, a EcoRioMinas vai executar mais de 303 quilômetros de duplicações, 255 quilômetros de faixas adicionais, 85 quilômetros de vias marginais e mais de 1,5 quilômetro de ciclovia.
Está à frente da operação de uma das maiores malhas rodoviárias do Brasil, o Polo Rodoviário de Pelotas, com 457,3 quilômetros de vias federais. A concessão abrange trechos importantes para a economia nacional, como o corredor do Mercosul (BR-116), e recebe intenso fluxo de veículos de carga a caminho do Porto de Rio Grande. É também o principal acesso de turistas uruguaios e argentinos ao litoral brasileiro.
Opera o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), que liga a região metropolitana de São Paulo ao Porto de Santos, o maior da América Latina; ao Polo Petroquímico de Cubatão; às indústrias do ABCD e às praias da Baixada Santista. O SAI tem 176,8 quilômetros de extensão e é um dos principais corredores turísticos e de exportação do país.
Administra o corredor Ayrton Senna / Carvalho Pinto, que liga a região metropolitana de São Paulo ao Vale do Paraíba; à região serrana de Campos de Jordão, ao polo industrial de São José dos Campos e às praias do litoral norte. Com 143,8 quilômetros de extensão, o trecho é uma das mais importantes vias para o escoamento da produção industrial das empresas do Vale, sobretudo do setor automobilístico e siderúrgico.
Administra a ponte Presidente Costa e Silva, mais conhecida como Ponte Rio-Niterói, um dos mais famosos cartões-postais do Rio de Janeiro. Ao todo, a concessionária é responsável por um trecho de 23,4 quilômetros, somando os mais de 13 quilômetros da ponte e todos os acessos. É a principal ligação entre a capital fluminense, a região dos lagos e o litoral norte do estado.
Responsável por 851 quilômetros nas rodovias BR-153 TO-GO e BR-080/414 GO, a concessionária iniciou as operações no trecho em abril de 2022. A concessão abrange o trecho entre Aliança do Tocantins (TO) e Anápolis (GO), e é uma das principais ligações entre o Meio-Norte e o centro-sul do país.
Administra um trecho de 437 quilômetros das BRs 364/365, entre Uberlândia, principal cidade do Triângulo Mineiro, e a cidade de Jataí, em Goiás. A concessão rodoviária é uma importante rota de escoamento entre as regiões produtoras do centro-oeste e centros consumidores do sudeste e o Porto de Santos.
Com atuação no Noroeste do Estado de São Paulo, começa sua operação administrando 442 quilômetros de trechos das rodovias SP-310, SP-326 e SP-333 – um importante corredor logístico para o transporte de produtos agropecuários e de fertilizantes. A partir de 2025, a EcoNoroeste irá assumir novos trechos na região, totalizando 600 quilômetros sob gestão da concessionária.
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