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Contraste para daltônicos
Transformação digital é um olhar para o negócio que visa mais eficiência por meio de processos, pessoas e tecnologia. Na EcoRodovias, nosso propósito em transformação digital é maximizar valor de forma ágil, com foco na eficiência organizacional impulsionados pelo protagonismo, orientados por dados e tecnologia aplicada.
Neste sentido, buscamos não apenas inovação nas ideias e a expertise das nossas equipes internas, mas também de todo um ecossistema que agrega o mercado, as universidades e o governo.
A partir desse ecossistema e com um olhar não apenas em necessidades atuais, mas também futuras, a EcoRodovias procura impulsionar o desenvolvimento do setor, sempre atenta às melhores práticas ESG.
Sistema de cobrança eletrônica de pedágio, que dispensa a existência de cabines e a parada ou redução de velocidade do veículo, ou seja, cobrança em fluxo livre. Em projeto-piloto na Ecopistas, a tecnologia permite que o veículo seja identificado pela placa ou pela Tag (a mesma usada para passagem pelas pistas automáticas) e traz formas mais dinâmicas de cobrança de tarifa, como por trecho percorrido ou com valores diferentes em determinados horários.
Cabines de autoatendimento para pagamento de pedágio com cartão de crédito ou débito, agilizando o processo de cobrança. Esta solução já está disponível em diversas rodovias administradas pelo grupo.
A EcoRodovias foi pioneira no país na aceitação de cartão de crédito nas praças de pedágio de todas as suas empresas. A tecnologia sem contato (NFC – Near Field Communication) proporcionou ainda mais segurança para todos, porque permite o pagamento sem a manipulação de notas. Pagamentos por meio de carteiras digitais também já são aceitos em algumas unidades.
A Rodovia dos Imigrantes, por exemplo, uma referência na engenharia nacional, já trazia em 2002 câmeras com detecção automática de incidentes (DAI). Com isso, qualquer movimento fora do padrão em um dos túneis da pista descendente gera, desde então, um alarme sonoro e a imagem do trecho é automaticamente exibida na tela central do Centro de Controle Operacional da Ecovias.
Projeto piloto disponível em toda a Rodovia dos Imigrantes permite ao usuário solicitar socorro ou pedir informações enquanto está na rodovia, sem cobrança de dados e com geolocalização do aparelho.
Serviço permite a interação direta do usuário da rodovia com o Centro de Controle Operacional da concessionária. Com auxílio de um chatbot, é possível pedir informações e solicitar socorro.
Permite que operadores do Centro de Controle Operacional emitam alertas aos usuários do Waze com informações sobre tráfego, como pontos de lentidão, obras e ocorrência de acidentes. Usuários também podem utilizar a tecnologia para enviar notificações para operadores do CCO.
Em parceria inédita com a Volvo Cars Brasil, veículos da marca são conectados aos Centros de Controle Operacional das rodovias do grupo e enviam informações sobre localização e dados do condutor em caso de alguma emergência. Tecnologia funciona de maneira autônoma quando o airbag do veículo é acionado.
A EcoRodovias está desenvolvendo um projeto de instalação de usinas fotovoltaicas em rodovias de cinco estados brasileiros para suprir o consumo de energia da operação e administração de suas concessionárias. Já forma implantadas 24 usinas e outras 21 estarão em operação até 2024.
A fim de contribuir com a transição da matriz energética da frota brasileira, a EcoRodovias está implantando carregadores para veículos elétricos ao longo de sua malha rodoviária, até o fim de 2023 serão 56 equipamentos disponíveis para recarga gratuita.
Iniciativa da concessionária Ecovias do Cerrado com a ANTT, a primeira balança do país para pesagem de veículos de carga na velocidade da via foi instalada na BR-365, em caráter experimental. Com o projeto, busca-se expandir o modelo de fiscalização para outras rodovias. A pesagem em movimento oferece vantagens tanto à concessionária e aos órgãos reguladores – como a possibilidade de fiscalizar 100% dos veículos comerciais e ônibus circulantes – quanto aos motoristas profissionais, que não precisam mais fazer desvios no trajeto, evitando paradas e possíveis atrasos na viagem.