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Grupo é o operador com maior malha do país e passará a administrar mais de 4,8 mil km de rodovias
A EcoRodovias venceu hoje (28) o leilão de rodovias da Nova Raposo, na região sudoeste do estado de São Paulo, com oferta de outorga no valor de R$ 2,19 bilhões. Esta será a quarta concessão da companhia no estado onde já opera a Ecovias, Ecopistas e EcoNoroeste, e a 12ª concessionária de rodovias do grupo que atua em oito estados do país. Com a proposta, a companhia se compromete a investir R$ 8 bilhões em obras e melhorias ao longo dos 30 anos de concessão. Além disso, nas rodovias onde atualmente há pedágio, haverá redução a partir do início da concessão, em média, de aproximadamente 30% do valor da tarifa atualmente praticada.
Para o CEO da empresa, Marcello Guidotti, o projeto reafirma o compromisso do grupo com o desenvolvimento da infraestrutura do país. “Estudamos todos os editais recentes. Em geral, houve um amadurecimento do setor, principalmente do ponto de vista regulatório e das garantias e segurança contratuais. O leilão de hoje é exemplo disso e traz para o grupo um ativo em total sintonia com nossa estratégia de crescimento sustentável. Vamos continuar nossa parceria com o Governo paulista com muita entrega de obras, geração de empregos e inovações para o setor. Essa vai ser a primeira concessionária do grupo que nasce já alinhada com nossas metas ESG para 2030”, comenta Guidotti em referência à agenda de sustentabilidade da empresa. A EcoRodovias e todas as suas unidades estão engajadas em alcançar metas ligadas às questões climáticas, redução das emissões de CO2, economia circular, segurança viária e diversidade, entre outros eixos ambientais, sociais e de governança.
O Lote Nova Raposo compreende 92 quilômetros de trechos de quatro rodovias que atravessam 10 cidades na ligação entre a região metropolitana de São Paulo e o sudoeste paulista. A nova concessionária do grupo EcoRodovias ficará responsável por executar entre o 3º e 8º ano aproximadamente 78 km de faixas adicionais, sendo 34 km na SP-270 (Rod. Raposo Tavares) e 44 km na SP-280 (Rod. Castello Branco); 22 km de duplicações, sendo 5 km de duplicação na SP-029 e 17 km na ligação Cotia-Embu das Artes; e 43 km de marginais a serem realizadas majoritariamente na Raposo.
O contrato também prevê a instalação de 2 áreas de descanso para caminhoneiros, implantações de 20 novos dispositivos e adequações em outros 7 existentes, construção de 32 passarelas e adequações de outras 2 e 42 km de ciclovias, entre outras obras e melhorias.
PRINCIPAIS OBRAS
– Faixas adicionais na rodovia Castello Branco (SP-280), entre Barueri e Araçariguama;
– Marginais e faixas adicionais na rodovia Raposo Tavares (SP-270), entre São Paulo e Cotia;
– Duplicação de trecho da Rodovia Coronel PM Nelson Tranchesi (SP-029) na região de Cotia;
– Nova ligação Cotia-Embu das Artes: obra a ser executada com o objetivo de tornar o trajeto entre Cotia e Embu das Artes mais seguro, incluindo a duplicação de todo o trecho.
FREE FLOW
A partir do 3º ano a concessionária converterá as praças de pedágio existentes em pórticos de cobrança automática e iniciará a implantação de novos pórticos – todo o pedagiamento do projeto prevê a cobrança exclusivamente neste modelo. A inovação, já presente em algumas rodovias do país, torna as viagens mais fluidas e seguras, sem que haja a necessidade de paradas ou desacelerações para pagamento do pedágio. Por esse motivo, a tecnologia também contribui para redução das emissões de gases de efeito estufa.
DESCONTO PARA USUÁRIOS FREQUENTES
O projeto também prevê a adoção de benefícios tarifários. Além da nova concessão já iniciar a operação com tarifa quilométrica mais barata, todos os usuários terão 5% desconto na tarifa de pedágio para os pagamentos feitos por “AVI”. Veículos de passeio contarão ainda com o Desconto de Usuário Frequente (DUF) que atende motoristas que fazem o mesmo percurso repetidas vezes. Os descontos podem chegar a 20% e serão aplicados a partir da 11ª passagem pelo mesmo ponto de cobrança, no mesmo sentido e dentro do mesmo mês. Na nova concessão, a isenção tarifária para motocicletas será mantida.
NAS VIAS DA SUSTENTABILIDADE, AGENDA ESG 2030
Investir na infraestrutura rodoviária do país e gerar impactos socioeconômicos de forma sustentável é parte da estratégia de negócios e da cultura da EcoRodovias. Aspectos ambientais, sociais e de governança (ESG) são pilares considerados em todos os projetos e ações internas e externas da empresa. A companhia mantém metas para alcançar elevados patamares de segurança viária, segurança do trabalho, diversidade, equidade e inclusão, além de reduções nas emissões de CO2. A atuação com ética e transparência é resultado de treinamentos e de processos rigorosos de governança e compliance. Listada no Novo Mercado da B3, a EcoRodovias integra importantes carteiras e índices relacionados a práticas ambientais, sociais e de governança e possui diversas certificações internacionais, incluindo a ISO 37001 de combate ao suborno. Ser o melhor gestor de infraestrutura rodoviária do Brasil, com sustentabilidade, é o que move a EcoRodovias.
SOBRE A ECORODOVIAS
A EcoRodovias é a operadora com maior extensão de malha rodoviária do país. Controlada pelo Grupo ASTM, atualmente administra 11 concessões de rodovias que somam 4,7 mil quilômetros de extensão em oito estados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. A companhia está presente em corredores rodoviários de escoamento da produção agrícola e industrial, bem como em relevantes eixos turísticos do país. Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável, a EcoRodovias mantém metas para alcançar novos patamares em reduções nas emissões de CO2, segurança, diversidade, equidade e inclusão. Como resultado de suas práticas, a empresa integra importantes carteiras da B3 relacionadas a práticas ESG, tais como índices de Sustentabilidade, Diversidade e Governança. Para mais informações, acesse www.ecorodovias.com.br.
ASSESSORIA DE IMPRENSA – MASSMEDIA
Rafaela Pires – (11) 99132.7310
Daniela Rezende – (11) 99766.5598
imprensa@ecorodovias.com.br
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