- Notícia
A EcoRodovias lançou nesta quarta-feira (23) a campanha de 2025 da iniciativa “Assédio, pare!”, que neste ano ganha ainda mais força com o conceito “Respeito é o único caminho”.
A campanha busca combater todas as formas de assédio (moral, sexual, racial e de gênero) nos ambientes operacionais das 12 concessionárias do grupo, com foco especial nas equipes de atendimento ao usuário, que estão mais expostas a situações de violência e desrespeito.
A iniciativa teve início em 2021, na Ecovias do Sul, e foi ampliada para todo o grupo em 2022. Desde então, busca informar, prevenir e agir de forma clara diante de comportamentos abusivos. Para isso, foram desenvolvidas peças visuais com mensagens diretas como “Assédio não é brincadeira” e “Assédio jamais é o caminho”, aplicadas em locais estratégicos como praças de pedágio, bases operacionais e faixas nas rodovias.
“Nosso compromisso vai além de garantir um ambiente de trabalho seguro, queremos construir uma cultura de respeito em todos os espaços da EcoRodovias. Essa campanha é um chamado à consciência coletiva: assédio não pode ser normalizado e não será tolerado. Respeitar o outro é o mínimo, e é por esse caminho que escolhemos seguir”, afirma Cristiane Neiva, gerente de Recursos Humanos da EcoRodovias.
Além da campanha, a EcoRodovias tem um protocolo interno de resposta ao assédio, que orienta colaboradores e lideranças sobre como proceder em casos de denúncia: desde o acolhimento da vítima, passando pelo suporte psicológico, até os encaminhamentos formais e jurídicos, quando necessário.
O Grupo reforça seu compromisso com a criação de um ambiente de trabalho seguro, ético e respeitoso. A empresa não tolera nenhum tipo de assédio e atua para que todos os seus colaboradores possam exercer suas funções com dignidade.
Assédio não é brincadeira. Respeito é o único caminho.