Ecoviver

Desenvolvido por ambientalistas e pedagogos, o Ecoviver é um projeto educativo e artístico que visa estimular a conscientização ambiental em moradores de comunidades e alunos do Ensino Fundamental.

Aborda Os impactos do lixo no meio ambiente, nas comunidades e no bem-estar das pessoas, oferecendo uma oportunidade para o exercício da cidadania, para o entendimento da relevância da atuação individual e de que a criação, a busca e a conquista de soluções estão ao alcance de todos.

Por acreditar que a escola é um dos principais espaços de difusão de informação, o Ecoviver oferece total apoio aos educadores, seus principais aliados no projeto, para que abordem a questão do lixo em sala de aula. 

De 2006 a 2019, o Ecoviver já atingiu 40 cidades, 3.339 escolas, capacitou 12.053 professores e envolveu mais de 332.000 alunos.

Para maiores informações acesse http://www.ecoviver.com.br/

Ecoviver 2020

Em função da pandemia de COVID-19 e o consequente fechamento das escolas, o projeto Ecoviver foi completamente remodelado e transformado de presencial a virtual por meio de um processo contínuo de formação da equipe de coordenação pedagógica, onde 1.340 professores(as) que concluíram o processo de formação e estão desenvolvendo a Jornada on-line.

Ao longo do ano, foram realizados diversos encontros com os seguintes objetivos:

Monitorar a evolução da pandemia nos municípios participantes;

Produção de lotes de atividades on-line sobre sustentabilidade, ODS e Segurança Viária para serem disponibilizadas para as secretarias de educação;

Reformulação da Jornada Ecoviver com desenvolvimento de vídeo aulas, conteúdo e formato dos chats; planejamento e gerenciamento das inscrições na Jornada Ecoviver 2020; acompanhamento do processo de formação dos professores; acompanhamento do desenvolvimento das Etapas da Jornada Ecoviver; elaboração e implementação do plano de comunicação com a ativação das mídias sociais do projeto.