Uso de Recursos Naturais

Uso de Recursos Naturais

Orientado pelas melhores práticas do mercado, o Grupo EcoRodocias mantém uma série de ações que têm como objetivo otimizar recursos naturais em suas mais variadas formas. São projetos que, ao reduzir o consumo de energia elétrica ou reaproveitar água de chuva, reforçam o DNA sustentável de suas empresas.
 
Conheça alguns desses projetos:

Asfalto Borracha – Produzido a partir da reutilização de pneus sem condições de uso e que seriam descartados no meio ambiente, o asfalto borracha é uma solução ambientalmente correta e que melhora sensivelmente a qualidade do pavimento nas estradas administradas pelo Grupo EcoRodovias. Graças à adição de pó de pneu moído em sua fórmula, esse tipo de asfalto minimiza as imperfeições no pavimento e aumenta a aderência dos pneus do veículo, tornando a viagem mais confortável para o motorista. Além disso, dura cerca de 40% mais que o asfalto convencional, devido a sua menor deformação e maior elasticidade. A tecnologia é utilizada em todas as concessionárias do Grupo EcoRodovias.

Consumo de Água - As unidades do Grupo EcoRodovias adotam ações para o uso racional deste recurso tais como utilização de torneiras e descargas econômicas e campanhas de conscientização junto aos colaboradores. O impacto disso tudo é refletido no meio ambiente, além de gerar mudanças positivas, influenciando seus colaboradores e comunidade a pensarem ecologicamente.

Consumo de Combustível Todas as unidades do Grupo EcoRodovias têm criado programas e iniciativas que dão preferência à utilização de etanol, em vez de combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel (com exceção da Ecosul). Além disso, as unidades desenvolvem treinamentos constantes de direção consciente, nos quais são apresentadas dicas simples e que ajudam a reduzir o consumo de combustíveis. Outro ponto importante é o processo de manutenção periódica, executado em toda a frota, que reduz os desgastes de pneus, o consumo de óleos lubrificantes e combustíveis.

Energia Fotovoltatica - Placas de captação de energia solar têm ajudado a reduzir o consumo de energia elétrica. Com a tecnologia, unidades como a Ecocataratas e Ecovia têm alimentado câmeras de monitoramento e painéis de mensagens variáveis instalados na rodovia. Na Ecosul, a produção de energia fotovoltaica abastece o Serviço de Atendimento do Usuário e Praça de Pedágio do Capão Seco.

Reutilização de Fresado – o material fresado excedente dos serviços de pavimentação e obras de Engenharia são reaproveitados para recuperação das rodovias sob concessão, como substituto de outros materiais primários como saibro e brita, sempre que possível, ou ainda, em alguns casos este material pode ser doado às Prefeituras regionais visando a recuperação de estradas vicinais.  

Utilização de Madeira – A Ecovia utiliza apenas madeira de reflorestamento, garantida pelo selo FSC (Forest Stewardship Council). Dessa forma, não são utilizadas madeiras provenientes de mata nativa e são respeitadas as comunidades locais, as obrigações ambientais e os direitos do trabalhador.