Gestão de Riscos e Oportunidades

Gestão de Riscos e Oportunidades

Com o objetivo de garantir a perenidade do negócio, assegurar os direitos dos acionistas e investidores, além de zelar por sua imagem e reputação, o Grupo EcoRodovias realiza a gestão dos riscos e oportunidades do seu negócio.
 
Desenvolvido pela empresa desde 1997, quando conquistou sua primeira concessão, o trabalho abrange todas as unidades do Grupo e busca identificar, avaliar, tratar, monitorar e comunicar eventuais riscos ou ameaças.
 
Nessa análise, a empresa considera a quantificação do impacto no negócio e da probabilidade de ocorrência de um evento de risco. São levados em conta também outros impactos, como à prontidão operacional e à infraestrutura, à imagem, à saúde e segurança, ao meio ambiente, socioculturais, legais e de compliance.
 
O modelo EcoRodovias de operacionalização da gestão de riscos/oportunidades e controles internos é baseado nas “três linhas de defesa” propostas pelo Instituto dos Auditores Internos (the Institute of Internal Auditors - IIA) e IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).
 
Neste modelo, o controle e a gestão dos riscos são a primeira linha de defesa, executadas pelos gestores das unidades de negócio. As diversas funções corporativas de riscos e controles que efetuam o suporte técnico, as recomendações e a operacionalização são a segunda linha de defesa. A avaliação independente é a terceira linha, representada pela auditoria interna.
 
Adicionalmente, a companhia dispõe de diversos órgãos de governança (Conselho de Administração, Comitê de Auditoria, Comitê de Investimentos, Finanças e Riscos) e áreas de controle que monitoram o portfólio de riscos e oportunidades da Companhia, que é atualizado anualmente.