Mudanças Climáticas

Signatária do Pacto Global e guiada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)  da Organização das Nações Unidas (ONU), a EcoRodovias adota voluntariamente políticas internas preventivas contra a mudança global do clima. Entre essas ações está a gestão da sustentabilidade em todas as áreas da empresa com a finalidade de reduzir e até mitigar emissões de substâncias que prejudiquem o meio ambiente, como os Gases de Efeito Estufa (GEE).

Anualmente, a Companhia realiza um inventário para garantir a conformidade dos dados para verificação externa dessas emissões pela empresa internacional KPMG. Esses mesmos dados, inclusive, são divulgados de forma transparente pelo Programa Brasileiro GHG Protocol e no Relatório Anual de Sustentabilidade da empresa. Além das informações sobre emissões, nossas estratégias de mitigação e compensação também são informadas ao mercado e investidores pelo Disclosure Insight Action (CDP). 

Para esse processo, são inventariados os Escopos 1 e 2 (obrigatórios) e parte do Escopo 3 (voluntário), o que confere à EcoRodovias status ouro do inventário de emissões do Programa Brasileiro GHG Protocol. Confira na tabela o perfil de nossas emissões:

Notas

- Em 2019, as emissões absolutas de gases de efeito estufa (GEE) do Escopo 1 da EcoRodovias tiveram um incremento de 151%. Este incremento está relacionado ao crescimento orgânico da Companhia além de melhorias metodológicas na coleta de dados para o inventário.

- Também em 2019 foram incorporadas duas novas categorias no Escopo 3 do inventário da EcoRodovias, supressão de vegetação por terceiros e resíduos gerados nas operações.

Com inovação, um dos valores corporativos da EcoRodovias, desenvolvemos projetos de eficiência energética e operacional que impactam positivamente seu perfil de emissões e permitindo a gradual descarbonificação de nossa matriz energética.

Desde 2013, as emissões residuais de Carbono Neutro são compensadas por meio da participação da empresa no Programa Amigo do Clima , que reconhece nossos esforços e responsabilidade no enfrentamento às mudanças climáticas. Somente em 2019, foram compensadas 36.270,93 toneladas de CO2e. Utilize o código de rastreamento AC19177 para acessar a ação de compensação da Companhia no site www.amigodoclima.com.br.

A EcoRodovias está sempre atenta aos temas ligados à transição energética e, por isso, em 2020, concentra maior atenção à região amazônica, apoiando o projeto de geração de energia renovável (MDL) da usina Teles Pires. Clique no link e acesse mais informações sobre o assunto : https://cdm.unfccc.int/Projects/DB/PJR%20CDM1356623851.07/view

Em 2021, o Grupo EcoRodovias entrou para a carteira do Índice Carbono Eficiente (ICO2 B3), reconhecimento a empresas que adotam práticas transparentes com relação a suas emissões de gases de efeito estufa. A inclusão das ações da EcoRodovias no ICO2 reafirma o compromisso da companhia com a sustentabilidade de suas operações, alinhados aos critérios ESG.