Mudanças Climáticas

Mudanças Climáticas

Em 2018,  as emissões absolutas de gases de efeito estufa (GEE) do Grupo EcoRodovias  tiveram um aumento significativo de 74% , devido a nova categoria de emissões do escopo 1, relacionada a movimentação e uso de solo.
 
A companhia realiza seu inventário de emissões garantindo a conformidade de seus dados por meio de Verificação Externa, executada pela KPMG, o que confere ao trabalho a categoria Ouro.
 
Escopo 1 - 12.084 Toneladas CO2, Equivalente: Combustível utilizado pela frota, equipamentos e geradores 
 
Escopo 2 - 1.826 Toneladas de CO2, Equivalente: Energia elétrica comprada
 
Escopo 3 - 1.321 Toneladas de CO2, Equivalente: Viagens a serviço da empresa e transporte de funcionários
 
 Participante do Pacto Global e atenta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a EcoRodovias adota voluntariamente políticas internas alinhadas com o ODS 13 - Ação conta a mudança global do clima - onde não só realiza a gestão da sustentabilidade e calcula qual o seu impacto climático, como busca reduzi-lo e mitiga-lo através de ações práticas.

As emissões residuais são compensadas por meio da participação no Programa Amigo do Clima. Pelo sexto ano consecutivo, a EcoRodovias age para enfrentar a mudança do clima e assumir sua responsabilidade climática compensando suas emissões de GEE por meio da participação no programa.

Para o ano de 2018, um total de 15.233 toneladas de CO2e foram compensadas utilizando créditos de carbono vinculados ao Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), no âmbito do Protocolo de Quioto da Organização das Nações Unidas (ONU), bem como também através do cancelamento voluntário de créditos de carbono no âmbito do Verified Carbon Standard (VCS). Este volume representa a totalidade das emissões de GEE diretas de suas operações (escopo 1), indiretas pelo consumo de energia elétrica (escopo 2) e outras emissões indiretas de sua operação (escopo 3).

Neste ano, ainda atenta aos seus projetos de eficiência energética e descarbonificação da matriz energética global, a EcoRodovias demonstra o valor da diversificação ao realizar sua compensação a partir de créditos de carbono provenientes de projetos de geração de energia renovável tanto hídrica quanto eólica. Dois projetos foram selecionados:

- Geração de energia eólica no Complexo Eólico de Santa Vitória do Palmar e Chuí, um dos maiores e mais importantes parques eólicos do Brasil, localizado no Rio Grande do Sul;

- Geração de energia hidráulica na UHE Barra Grande, na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul.

A seleção desses projetos levou em consideração o fato de estarem localizados próximo ao Pólo Rodoviário de Pelotas, administrado pela Ecosul, uma importante concessionária do Grupo Ecorodovias, principal canal de escoamento de comodities produzidos no Rio Grande do Sul ao porto de Rio Grande.

Acesse a ação de compensação do Grupo EcoRodovias utilizando o código de rastreamento AC19106 no site www.amigodoclima.com.