Mudanças Climáticas

Signatária do Pacto Global e guiada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)  da Organização das Nações Unidas (ONU), a EcoRodovias adota voluntariamente políticas internas preventivas contra a mudança global do clima. O principal documento que norteia as ações da Companhia neste âmbito é a Política de Diretrizes de Sustentabilidade. Nesta política são estabelecidos compromissos e a forma de gestão da sustentabilidade, e mais especificamente das mudanças climáticas. A gestão da sustentabilidade acontece em todas as áreas da empresa com a finalidade de reduzir, mitigar e compensar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).

Dentre as principais ações tomadas para reduzir as emissões de GEE, podemos destacar o uso de combustíveis renováveis na frota de veículos, o uso de lâmpadas LED nas instalações e a implementação de usinas fotovoltaicas em praças de pedágio. Essas e outras ações ajudam a Ecorodovias a reduzir sua pegada de carbono, porém nem todas as emissões podem ser evitadas. Nestes casos, a Companhia realiza, desde 2013, a compensação de 100% de suas emissões de escopo 1, escopo 2 e escopo 3 calculado por meio da participação da empresa no Programa Amigo do Clima , que reconhece nossos esforços e responsabilidade no enfrentamento às mudanças climáticas. Somente em 2020, foram compensadas 32.817,95 toneladas de CO2e. Utilize o código de rastreamento AC21239 para acessar a ação de compensação da Companhia no site www.amigodoclima.com.br. Em 2020, a Companhia deu mais um passo no sentido de aprimorar a compensação de suas emissões, e escolheu 3 projetos para serem apoiados, com diferentes impactos positivos para o planeta, sendo: Projeto de redução de emissões para geração de energia renovável em um aterro sanitário a partir do gás metano, projeto de geração de energia eólica no desta do Rio Grande do Norte e um projeto de REDD (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal) na Amazônia, no estado do Pará, contribuindo não só com a compensação de emissões de carbono, mas também com a manutenção da floresta em pé e consequentemente do habitat de diversas espécies da biodiversidade brasileira.  O Grupo EcoRodovias entende a complexidade do tema e a necessidade de diversificação nas soluções, desta forma, neste ano, buscou atender também outros desafios, como os relacionados a biodiversidade e ações socioeconômicas que estão presentes também nestes projetos.

Em 2021, a EcoRodovias entrou para a carteira do Índice Carbono Eficiente (ICO2 B3), que reconhece as empresas que adotam práticas transparentes com relação a suas emissões de gases de efeito estufa. A inclusão das ações da EcoRodovias no ICO2 reafirma o compromisso da companhia com a sustentabilidade de suas operações, alinhados aos critérios ESG.

Para estimular ainda mais a redução das emissões e conscientização de nosso público interno sobre o tema, a Companhia estabelece anualmente, metas de redução de nossa intensidade carbônica atreladas a remuneração variável de todos os colaboradores, incluindo a alta gestão.

Anualmente, a Companhia realiza um inventário para garantir a conformidade dos dados e é feita uma verificação externa dessas emissões pela consultoria internacional KPMG. Esses dados são divulgados de forma transparente através do registro público do  Programa Brasileiro GHG Protocol e no Relatório Anual de Sustentabilidade da empresa. Além das informações sobre emissões, nossas estratégias de mitigação e compensação também são informadas ao mercado e investidores pelo Disclosure Insight Action (CDP). 

Para esse processo, são inventariados os Escopos 1 e 2 (obrigatórios) e parte do Escopo 3 (voluntário), o que confere à EcoRodovias status ouro do inventário de emissões do Programa Brasileiro GHG Protocol. Confira na tabela o perfil de nossas emissões: