Compromissos Voluntários ESG

Pacto Global

A EcoRodovias tornou-se, em 2014, signatária do Pacto Global, da ONU.

Com o objetivo de potencializar as práticas empresariais em sustentabilidade, alinhando ainda mais as operações e estratégias aos 10 princípios universais, em 2020 a EcoRodovias aumentou o seu nível de engajamento, e de signatária tornou-se participante do Pacto Global.

O Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida pelo ex secretário-geral da ONU, Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção refletidos em 10 princípios. Essa iniciativa conta com a participação de agências das Nações Unidas, empresas, sindicatos, organizações não-governamentais e demais parceiros necessários para a construção de um mercado global mais inclusivo e igualitário. Hoje, já são mais de 5.200 organizações signatárias, articuladas por 150 redes ao redor do mundo.

Saiba Mais

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Lançados em 2015  pela Organização das Nações Unidas (ONU), em continuidade aos antigos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), os ODS são uma agenda mundial que propõem 17 compromissos e mais de 160 metas a serem adotadas por organizações de todo o planeta, a fim de contribuir para a melhoria dos padrões de vida globais até 2030.

Por meio de um conjunto de compromissos, programas e metas em áreas como diversidade, inclusão, relacionamento com usuários e comunidade e compliance, a EcoRodovias atua de maneira alinhada aos ODS.

Em 2020, além do exercício de incorporação dos objetivos à estratégia de sustentabilidade, destacou-se a conexão entre os temas da nova materialidade da Companhia e os ODS.

ODS priorizados pela Companhia: 

ODS 3  - Saúde e bem-estar
ODS 4 - Educação de qualidade
ODS 5 - Igualdade de gênero
ODS 6 - Água potável e saneamento
ODS 7 - Energia limpa e acessível
ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico
ODS 9 - Indústria, Inovação e Infraestrutura
ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis
ODS 12 - Consumo e produção responsáveis
ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima
ODS 15 - Vida terrestre
ODS 16 - Paz, justiça e instituições eficazes

Saiba Mais

ISO 26000

A ISO 26000 é a primeira norma internacional de Responsabilidade Social e oferece diretrizes sobre responsabilidade social empresarial, com ênfase no cumprimento do desenvolvimento sustentável. A norma abrange sete temas: direitos humanos, práticas de trabalho, meio ambiente, governança organizacional, práticas leais de operação, relacionamento com consumidores e envolvimento e desenvolvimento comunitário.

Após análise crítica, realizada pela KPMG, foi constatada que a EcoRodovias pratica as premissas estabelecidas pela ISO 26000. No diagnóstico feito pela empresa Key Associados e avaliado pela KPMG, a EcoRodovias atingiu a marca de 9,5, em uma escala de 0 a 10, de maturidade da Gestão de Responsabilidade Socioambiental.

A EcoRodovias é a primeira companhia no setor de infraestrutura e logística integrada a reafirmar seu compromisso empresarial com a sociedade, investidores e demais públicos de relacionamento ao seguir as diretrizes desta ISO.


Programa Na Mão Certa

A EcoRodovias participa do Programa Na Mão Certa, da ONG Childhood Brasil que congrega as empresas comprometidas com o Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras. 

A EcoRodovias tem dedicado seus canais internos e externos de comunicação para disseminar informações e orientar seus colaboradores, fornecedores e parceiros sobre como atuar como um agente de proteção de crianças e adolescentes na prevenção e no enfrentamento de possíveis ocorrências de exploração sexual.

Saiba Mais

Por Uma Estrada sem Acidentes

A companhia é signatária da "Década de Ação pela Segurança no Trânsito", lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2011. Em apoio à inciativa, cujo principal desafio é reduzir em 50% as ocorrências em todo o mundo, a EcoRodovias promove a campanha “Por uma Estrada sem Acidentes”, a fim de conscientizar os usuários das rodovias que administra para o trânsito mais seguro. 

Saiba Mais

Livres e Iguais

O Livres e Iguais é uma campanha global, liderada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que tem o objetivo de lutar contra a homofobia e transfobia, promovendo direitos iguais e tratamento justo para pessoas LGBTI+.

Em 2020 a EcoRodovias manifestou o seu apoio público a esta iniciativa, fortalecendo o seu posicionamento com o tema da Diversidade. As empresas apoiadores devem seguir cinco padrões de conduta:

1. Respeitar os direitos humanos de funcionários(as), clientes e membros da comunidade LGBTI+
2. Atuar para eliminar a discriminação contra funcionários(as) LGBTI+
3. Apoiar funcionários(as) LGBTI+ no ambiente de trabalho
4. Não discriminar clientes, usuários(as), fornecedores e distribuidores LGBTI+, além de insistir que seus parceiros de negócios também não discriminem
5. Defender os direitos de pessoas LGBTI+ nas comunidades onde realizam seus negócios

Saiba Mais

Empresa Cidadã

O Programa Empresa Cidadã, do Governo Federal, que tem por objetivo ampliar os benefícios relacionados a licença maternidade e paternidade. A EcoRodovias aderiu ao programa e hoje seus colaboradores tem a extensão de 6 meses de licença maternidade e 20 dias para licença paternidade.