imagem de uma onda

O desenvolvimento sustentável faz parte da estratégia da EcoRodovias em temas como apoio ao desenvolvimento local, mobilidade, segurança viária, mudanças climáticas, governança e gestão de pessoas e talentos.

Nosso compromisso é liderar pelo exemplo. Trabalhamos para incorporar critérios ambientais, sociais e de governança (ESG) à estratégia de negócios. Avançamos nessas pautas nas rotinas de trabalho e decisões da alta liderança.

imagem de uma onda

A EcoRodovias busca criar valor nos aspectos ambiental, social e de governança de forma equilibrada, por meio da constante busca pela concepção, atração e viabilização de negócios, dentro dos mais altos padrões de ética.

Para tanto, adota políticas de sustentabilidade empresarial e tem diretrizes norteadoras para suas práticas. Utiliza como ferramenta de gestão as boas práticas recomendadas pelos diversos compromissos, padrões e normas – incluindo índices de mercado, como o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE); normas ISO; agendas como a do Pacto Global e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas; e metodologias de reporte, como as Normas da Global Reporting Initiative (GRI) e o relatório Integrado da Value Reporting Foundation (VRF).

imagem de uma onda

Nossos compromissos

A EcoRodovias se compromete com diversas iniciativas nacionais e internacionais na busca da segurança e qualidade de vida para todos com os quais se relaciona.

Compromisso com a segurança viária

A Companhia foi signatária da “Década de Ação pela Segurança no Trânsito” (2011 a 2021), lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que tem a ambição de reduzir em 50% os acidentes no mundo.

A Companhia obteve ótimos resultados nessa primeira década de meta e se comprometeu em reduzir mais 50% na próxima década (2021 a 2030).

imagem de uma onda

Pacto Global das Nações Unidas e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

EcoRodovias se tornou signatária do Pacto Global, iniciativa da ONU, em 2014, com o objetivo de potencializar suas práticas empresariais em sustentabilidade, alinhando operações e estratégias aos 10 Princípios Universais previstos pelo acordo, que passam por temas como direitos humanos, trabalho decente, meio ambiente e combate à corrupção.

Em 2020, a EcoRodovias intensificou o engajamento na iniciativa e, de signatária, passou a participante do Pacto Global, o que significa o envolvimento contínuo de colaboradores e lideranças na disseminação das diretrizes do Pacto.

Além disso, a Companhia apoia e busca atingir também, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS são uma série de diretrizes com o objetivo de acabar com a pobreza e proteger pessoas em situação de vulnerabilidade e o meio ambiente (águas, territórios, fauna, flora e clima). O alinhamento de empresas e governos a essas diretrizes é imprescindível para que possamos atingir as metas estabelecidas pela Agenda 2030, em todo o mundo.

Para melhor contribuir com o atingimento desses objetivos, a EcoRodovias selecionou os seus ODS prioritários:

ODS 3 – Saúde e bem-estar

Resumo da diretriz:

Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

Alinha-se aos temas:

Segurança viária – pilar Operação Segura e Saudável; Satisfação do usuário – pilar Operação Segura e Saudável; Riscos e impactos ambientais, projetos/obras – pilar Excelência e Eficiência; Saúde e segurança de colaboradores e terceiros – pilar Operação Segura e Saudável.

ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura

Resumo da diretriz

Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

Alinha-se aos temas:

Excelência operacional – pilar Excelência e Eficiência; Inovação – pilar Cultura e Desenvolvimento.

ODS 12 – Consumo e produção responsáveis

Resumo da diretriz

Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Alinha-se aos temas:

Riscos e impactos ambientais, projetos/obras – pilar Excelência e Eficiência.

ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima

Resumo da diretriz

Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.

Alinha-se aos temas:

Riscos e impactos ambientais, projetos/obras – pilar Excelência e Eficiência.

ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes

Resumo da diretriz

Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Alinha-se aos temas:

Ética, integridade e combate à corrupção – pilar Ética e Compliance; Conformidade com leis e regulamentos – pilar Ética e Compliance.

Programa Na Mão Certa

A EcoRodovias participa do Programa Na Mão Certa, da ONG Childhood Brasil que congrega as empresas comprometidas com o Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras.

A EcoRodovias tem dedicado seus canais internos e externos de comunicação para disseminar informações e orientar seus colaboradores, fornecedores e parceiros sobre como atuar como um agente de proteção de crianças e adolescentes na prevenção e no enfrentamento de possíveis ocorrências de exploração sexual.

Todos temos de pensar em meios de solucionar esse problema e, sempre que presenciarmos alguma atitude suspeita, reportar.

Saiba como denunciar

Campanha Livres e Iguais

A EcoRodovias aderiu em 2020 à Campanha Livres e Iguais da Organização das Nações Unidas. A Campanha Livres e Iguais é uma campanha global da ONU para aumentar a conscientização sobre a violência e a discriminação homofóbica e transfóbica e promover maior respeito pelos direitos das pessoas LGBTQIAPN+.

A EcoRodovias é a primeira empresa do setor de concessões de rodovias do Brasil a se engajar ao movimento, fortalecendo nosso compromisso de melhorar o ambiente de trabalho e torná-lo um lugar cada vez mais plural e igualitário.

CEBDS

A agenda ESG está cada vez mais forte dentro da EcoRodovias, e para fortalecer ainda mais esse tema, a Companhia se associou ao Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). O CEBDS é uma associação civil sem fins lucrativos, que reúne diversas empresas para a promoção do desenvolvimento sustentável no país, através da articulação junto aos governos e sociedade civil. Ao se associar a essa iniciativa, a EcoRodovias tem a possibilidade de participar das principais discussões sobre o tema no Brasil, contribuindo para a formulação de políticas e engajamento da sociedade.