O Código de Conduta comprova publicamente o empenho da EcoRodovias em honrar seus compromissos com os colaboradores, investidores, clientes, usuários e demais públicos de relacionamento. Por meio desse documento, é possível conhecer as atitudes e comportamentos esperados de seus colaboradores e parceiros e também seus direitos na empresa.
Além de uma demonstração de transparência e respeito, o Código de Conduta é mais uma das contribuições para o melhor desempenho da Companhia e, consequentemente, de uma sociedade mais justa e responsável.
A concepção do Código de Conduta leva em consideração a natureza dos nossos negócios, assim como os requisitos internos e externos aplicáveis que estão representados por meio das diretrizes nele definidas, enfatizando as práticas aceitáveis e inaceitáveis pela nossa liderança.
A atitude de documentar os princípios e valores de uma organização parte geralmente da direção da Companhia, que tem uma gestão voltada à ética empresarial e à sustentabilidade corporativa.
O ponto de partida de um Código de Conduta é a missão da Companhia, passando pelo profundo olhar de tudo o que está em volta e com quais públicos se relaciona. Esta análise interna está ligada ao propósito dos negócios da companhia.
Principais objetivos:
A revisão do conteúdo do Código de Conduta é uma medida que ocorre a cada dois anos ou quando necessário, com objetivo de adequá-lo às novas necessidades do negócio e às demandas do mercado.
O processo de revisão se inicia com a abertura de prazo para recebimento de sugestões de colaboradores que pode ser realizado por e-mail para a Secretaria do Comitê de Ética e pela formação de grupos focais, realizados em todas as unidades da companhia para discussão de melhorias. Esse procedimento gera maior engajamento do colaborador e diversidade de opiniões na construção do documento.
Faz parte da revisão ainda a realização de benchmarking com empresas do mesmo setor e com aquelas que possuem práticas bem-conceituadas no mercado. Em paralelo, é feita uma análise técnica de assuntos relevantes e recorrentes na companhia.
Feitas as devidas alterações e melhorias, o novo Código de Conduta passa pela aprovação da Diretoria Executiva, do Comitê de Ética e do Conselho de Administração.
Após a aprovação do Conselho, é realizado um programa de divulgação da nova versão do Código de Conduta entre todos os colaboradores e públicos de relacionamento.