Engajamento Stakeholders

Engajamento Stakeholders

A EcoRodovias tem um relacionamento transparente, ético e respeitoso com os diversos públicos com os quais se relaciona. São eles:

Governo: o Grupo fornece ao governo e aos poderes concedentes informações fidedignas sobre seus negócios, além de cumprir com as obrigações definidas nos contratos de concessão.

Fornecedores: o relacionamento diário com os fornecedores é baseado em ética, parceria mútua, respeito e transparência de decisões.

Acionistas, investidores e instituições financeiras: a área de Relações com Investidores mantém contato regular com acionistas e investidores e mantém com eles uma comunicação precisa e transparente.

Comunidade: o relacionamento com as comunidades onde atua se dá por meio de projetos de responsabilidade socioambiental realizados por suas controladas.

Associações e entidades de classe: a EcoRodovias participa de associações e entidades de classe, procurando manter um diálogo permanente e construir relações produtivas com esses públicos.

Mídia: a companhia fornece informações precisas para a mídia e procura ser clara e ágil na sua comunicação para facilitar o trabalho da imprensa.

Colaboradores: a empresa aceita a diversidade e preserva a integridade física, moral e psicológica de seus colaboradores. As políticas de remuneração e de ascensão profissional se baseiam exclusivamente no mérito individual, que envolve o desempenho e as competências de cada um.

ONGs: o espírito ético e harmonioso marca a parceria da empresa com ONGs que desenvolvem ações apoiadas pela empresa.

Usuários: profissionais capacitados e canais de comunicação, como twitter, aplicativo e site, são disponibilizados diariamente aos usuários da EcoRodovias, garantindo, assim, a prestação de serviços com transparência, respeitando as diversas opiniões e sugestões, com um atendimento de qualidade em todos os serviços e unidades administradas.

Concorrentes: a EcoRodovias mantém a civilidade no relacionamento com a concorrência, utilizando o mesmo tratamento que se espera ter por parte dela. A busca por novos contratos segue princípios econômicos em competição leal com a concorrência, na observância das normas legais regularmente aplicáveis.

Consulta aos Stakeholders

A versão do GRI (Global Reporting Initiative) – G4 enfatiza a necessidade de as organizações concentrarem o processo de elaboração do relatório e o produto final em tópicos materiais, para suas atividades e seus principais públicos de relacionamento (stakeholders).

As organizações podem incluir uma ampla gama de tópicos no relatório. Os materiais são considerados importantes por refletirem os impactos econômicos, ambientais e sociais da organização ou influenciarem as decisões de stakeholders.

O processo de materialidade auxilia a companhia a definir um limiar a partir do qual os aspectos mapeados como relevantes passam a receber um olhar mais aprofundado. Esse processo, de focar no que é mais importante, permite à empresa desenvolver sua gestão e sua comunicação de forma mais assertiva.

Em 2014, o chamado Teste de Materialidade norteou as consultas aos públicos das Concessionárias de Rodovias do Grupo. Dessa forma, foi possível construir uma nova matriz de temas materiais, que identificou os temas sociais, ambientais, econômico-financeiros e de governança a serem aprofundados no Relatório Anual de Sustentabilidade.

As consultas foram presenciais e envolveram 123 pessoas, entre representantes do governo, colaboradores, usuários, fornecedores, comunidades, entidades e associações de classe dos municípios por onde passam as rodovias administradas pela EcoRodovia. A diretoria da holding também participou do processo. Em grupos, esses participantes avaliaram a relevância de 36 temas propostos.

Nessas avaliações foram identificados 7 temas materiais:
 
- Trabalho Infantil
- Ética e integridade
- Trabalho forçado ou análogo ao escravo
- Saúde e segurança do cliente
- Práticas de Segurança
- Combate à Corrupção
 
Após a resultado do Teste de Materialidade dois temas adicionais foram agregados à lista de Aspectos Materiais pela EcoRodovias:
 
- Governança
- Comunidades locais
 
Apesar de não terem sido considerados de alta relevância pelos stakeholders, os dois temas são críticos e de extrema importância para as atividades e a estratégia de atuação do Grupo. Com isso a lista de Aspectos Materiais a serem incluídos no Relatório Anual de Sustentabilidade da EcoRodovias foi finalizada com um total de 9 temas materiais.

A consulta presencial acontecerá a cada três anos.