Mudanças Climáticas

Mudanças Climáticas


Em 2016, o Grupo EcoRodovias reduziu em 2% as emissões absolutas de gases de efeito estufa (GEE) de suas operações. Com isso, superou em 100% a meta de redução proposta, que era de 1% em relação ao ano anterior. 
 
A companhia realiza seu inventário de emissões garantindo a conformidade de seus dados por meio de Verificação Externa, executada pela KPMG, o que confere ao trabalho a categoria Ouro.
 
Escopo 1 - 9.573 Toneladas CO2, Equivalente: Combustível utilizado pela frota, equipamentos e geradores 
 
Escopo 2 - 3.457 Toneladas de CO2, Equivalente: Energia elétrica comprada
 
Escopo 3 - 1.563 Toneladas de CO2, Equivalente: Viagens a serviço da empresa e transporte de funcionários
 
 
Pelo quarto ano consecutivo, o Grupo compensou a emissão de GEE, por meio de aquisição e do cancelamento voluntário de créditos de carbono com os seguintes projetos:
 
- Aterro Sanitário de Manaus: o biogás gerado é coletado e queimado, com alta eficiência e geração de energia, evitando assim as emissões de metano e gerando energia limpa;
 
- Granja de Suínos (em SP, MG, GO, MT e ES): a utilização de biodigestores evita a emissão de metano;
 
- Matriz Energética Industrial (em Sorocaba-SP): a troca do combustível (carvão/combustíveis derivados do petróleo) pelo gás natural contribuiu para a descarbonização da matriz energética industrial.
 
- PCH Ouro: geração de energia elétrica de origem renovável no município de Barracão-RS, auxiliando o atendimento da demanda energética brasileira e contribuindo para o desenvolvimento sustentável;
 
- CERPA (em Serrana-SP): a usina, que produz açúcar e álcool anidro e hidratado, gera sua própria eletricidade utilizando bagaço da cana de açúcar.