Título dá área

A Ecorodovias investe no presente e no futuro, garantindo exportação, importação e a circulação de bens para o mercado interno.

 
 
 

Diretoria e Conselho de Administração

Grupo EcoRodovias > A Companhia > Diretoria e Conselho de Administração

O conselho de administração é composto por oito membros (dois deles independentes). Durante seu processo de avaliação anual, o conselho reavaliará se o número de membros está adequado às demandas feitas ao órgão. O conselho reúne-se bimestralmente e, em linhas gerais, fixa as diretrizes estratégicas, monitora os executivos e avalia o desempenho da empresa. Além das suas atribuições legais, ele é responsável pela aprovação das principais decisões de investimento da companhia.

A tabela abaixo apresenta os nomes, posições e datas de eleição dos membros eleitos do Conselho de Administração:

Nome Posições Data de Eleição
Marco Antônio Cassou Presidente 28.04.2016
Cesar Beltrão de Almeida Conselheiro Efetivo 28.04.2016
João Alberto Gomes Bernacchio Conselheiro Efetivo 28.04.2016
Eduardo Rath Fingerl * Conselheiro Efetivo 28.04.2016
Raimundo L. M. Christians* Conselheiro Efetivo 28.04.2016
Eros Gradowski Junior Conselheiro Suplente 28.04.2016
Beniamino Gavio Conselheiro Efetivo 28.04.2016
Alberto Rubegni Conselheiro Efetivo 28.04.2016
Paolo Pierantoni Conselheiro Efetivo 28.04.2016
Marcello Gavio Conselheiro Suplente 28.04.2016

(*) Conselheiro independente: A escolha dos conselheiros independentes tem como parâmetro os critérios recomendados pelo IBGC

Seguem abaixo breves informações biográficas dos membros do Conselho de Administração da Companhia:

Marco Antonio Cassou, brasileiro, tem formação acadêmica em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com mestrado em Administração pela Stanford University (Califórnia, EUA). Foi gerente de Produção da Alusan Indústrias Químicas; gerente de Produção da EBEC Engenharia Brasileira de Construções; engenheiro civil, co-responsável técnico, diretor comercial e presidente da CR Almeida S.A. Engenharia e Construções; diretor administrativo e financeiro e presidente da Britanite Indústrias Químicas; diretor administrativo e financeiro da Rochesa Tintas e Vernizes e presidente do Sindicato das Indústrias Químicas do Estado do Paraná. Membro do conselho de administração do Grupo CR Almeida.

Cesar Beltrão de Almeida, brasileiro, tem formação acadêmica em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com pós-graduação no MBA Executivo da Fundação Getulio Vargas em Team Management. Foi engenheiro civil, Diretor de Apoio a Presidência, Diretor Financeiro e Diretor Superintendente Administrativo Financeiro da CR Almeida S.A. Engenharia e Construções. Atualmente é Sócio-Fundador da Prospecta Fomento Mercantil S.A e Procrédito Consultoria e Assessoria Financeira Ltda e Sócio-Gerente do Grupo Pater (CBB Asfaltos, Tb Transportes e Bosca Asfaltos). É membro do Conselho de Administração do Grupo CR Almeida e desde 2009 é membro do Conselho de Administração da EcoRodovias.

João Alberto Gomes Bernacchio, brasileiro, tem formação acadêmica em Administração de Empresas pela FAAP. Foi diretor de underwriting e emissões globais de ADR’s do Citibank N.A.; diretor de Investimentos do Banco Schain Cury S.A.; presidente da ABAMEC (Associação Brasileira dos Analistas de Mercado de Capitais-SP) e vice-presidente da ABAMEC Nacional; membro do conselho de ética do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores). Atualmente é do conselho superior de auto-regulação da ANBID (Associação Nacional dos Bancos de Investimento), do subgrupo de trabalho4 do Banco Central do Brasilpara Assuntos Financeiros do Mercosul, diretor de mercado de capitais do IBEF-SP (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças). É diretor de administração e finanças Grupo CR Almeida desde 1998.

Eduardo Rath Fingerl, Brasileiro,tem formação acadêmica em Engenharia de produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. O Sr. Eduardo foi integrante da Delegação Oficial Brasileiras junto à Área de Livre Comércio da América Latina - ALCA em 1997, posteriormente, foi membro da Câmara Consultiva do Novo Mercado da BM&FBovespa. Ocupou diversos cargos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, tais como Chefe do Departamento de Operações Petroquímicas, Superintendente da Área de Operações Industriais, Diretor das Áreas de Operações Industriais, Comércio e Serviços.

Raimundo L. M. Christians, Brasileiro, é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Campinas - PUCC. Desenvolveu sua carreira profissional na PricewaterhouseCoopers de 1979 até março de 2011. Nesses 32 anos, atuou primeiramente em auditoria contábil e financeira e, subsequentemente, em auditoria e consultoria tributária. Foi admitido à sociedade da PwC em 1994 e foi eleito pelos sócios como membro do Global Governance Board (2001 a 2005) e Oversight Board para a América do Sul (2000 a 2005) da PwC. Após a aposentadoria da PwC, se tornou membro do Conselho de Administração da General Shopping do Brasil S.A., presidente do Comitê de Auditoria da Dasa - Diagnósticos da América S.A., presidente do Conselho Fiscal da Kroton Educacional S.A., membro do Conselho Fiscal e do Comitê de Auditoria da CBD - Companhia Brasileira de Distribuição e membro do Conselho Fiscal da Via Varejo S.A. Também é membro da diretoria da Câmara de Comércio Holando-Brasileira e membro da Comissão de Finanças, Contabilidade e Mercado de Capitais do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC.

Eros Gradowski Junior , Brasileiro, graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba em 1986, com habilitação específica em criminologia, Direito Penal Executivo e Direito Penal Econômico, pós-graduado pela PUC -PR em 1990, didática do ensino superior de direito, professor de direito civil e comercial na PUC-PR de 1989/2001, professor da Escola Paranaense de Magistratura de 1995/1997 nas mesmas cadeiras, advogado militante na Justiça Estadual e Federal do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pará e Amapá.

Beniamino Gavio, Formação acadêmica em Economia pela Universidade de Kensington, Calofornia. O Sr. Beniamino é Diretor das seguintes empresas: Cerri Cantieri Navali S.p.A.; Flaminia di Gavio Beniamino & C. S.a.s.; Gavio e Torti Casa di Spedizione S.p.A.; IMCO Progetti e Construzioni S.r.l.; PCA S.p.A.; Interstrade S.p.A.; e SIAS S.p.A. - Società Iniziative Autostradali e Servizi. É presidente do conselho de Administração das seguintes empresas: Argo Finanziaria S.p.A.; Aurelia S.r.l.; Baglietto S.p.A.; Interstrade S.p.A.; e SEA Segnaletica Stradale S.p.A., empresas dos setores de infraestrutura, logística, financeiro e náutico.

Alberto Rubegni, Formação acadêmica em Engenharia civil. O Sr. Alberto foi Diretor Presidente da Impregilo S.p.A. de 2007 a 2012, ocupando hoje o cargo de Diretor Presidente da ASTM S.p.A. e da Itinera S.p.A. É membro do conselho de administração das seguintes empresas: Argo Finanziaria S.p.A.; BREBEMI S.p.A.; Autostrade Lombarde S.p.A.; Tangenziale Esterna S.p.A.; Sina S.p.A; e Baglietto S.p.A., empresas dos setores de infraestrutura, logística e náutico.

Paolo Pierantoni, Formação acadêmica em engenharia civil pela Universidade de Genova. O Sr. Paolo é Diretor das seguintes empresas: SIAS S.p.A. - Società Iniziative Autostradali e Servizi (CEO); Autocamionale dela Caisa S.p.A. (Diretor e membro do Comitê Executivo); SALT - Società autostrada Ligure Toscana P.A. (CEO e membro do Comitê Executivo); Società Autostrada Torino-Savona S.p.A.; e Tangenziale Esterna S.p.A. É membro do Conselho de Administração das seguintes empresas: Società Autostrada Torino-Savona S.p.A.; Società Italiana Traforo Autostradale Del Frejus S.p.A.; Autostrada Torino - Ivrea - Valle dÁosta S.p.A.; ARGO Finanziaria S.p.A.; Carispezia - Cassa di Risparmio di la Spezia S.p.A.; Rina S.p.A.; e Baglietto S.p.A., empresas dos setores de infraestrutura, logística, financeiro e náutico.

Marcello Gavio, Formação acadêmica em Agrimensura pelo Instituto Técnico de Geometria de Tortona. O Sr. Marcello pe Diretor das seguintes empresas: APPIA S.r.l.; Aurelia S.p.A.; BIO S.p.A.; Autosped G S.p.A.; Cereal Trasporti S.p.A.; Gavio S.p.A.; Interstrade S.p.A.; OMT S.p.A.; OXEM S.p.A.; PCA S.p.A.; Rivalta Terminal Europa S.p.A.; SEA Segnaletica Stradale S.p.A.; Transider S.p.A.; e Unipetrol S.p.A. é membro do Conselho de Administração das seguintes empresas: Argo Finanziaria S.p.A.; ASTM S.p.A.; Autosped G S.p.A.; Cereal Trasporti S.p.A.; G & A S.p.A.; Gavio S.p.A.; Itinera S.p.A.; OMT S.p.A.; Terminal San Giorgio S.r.l.; Transider S.p.A.; e Unipetrol S.p.A., sociedades dos setores de infraestrutura, logística e financeiro.

Diretoria Executiva

Seguem abaixo os nomes, posições e datas de eleição de cada um dos diretores da Companhia:

Nome Posições Data de Eleição
Marcelino Rafart de Seras Diretor Presidente, Diretor Executivo de Negócios Rodoviários, Diretor Executivo de Negócios Logísticos e Diretor Executivo de Desenvolvimento de Negócios 24.04.2015
Marcello Guidotti Diretor Executivo de Finanças, de Relações com Investidores e de Gestão de Pessoas 24.04.2015
Marcelo Lucon Diretor Executivo Jurídico 24.04.2015

Segue abaixo uma breve biografia dos diretores da Companhia:

Marcelino Rafart de Seras, brasileiro, tem formação acadêmica em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi engenheiro, supervisor geral de Obras e diretor comercial na CR Almeida S.A. Engenharia e Construções; diretor presidente da Primav Construções e Comércio. É diretor presidente da EcoRodovias desde 2002 e, em 2013, foi eleito Diretor de Operações Logísticas e, em 2014,foi eleito Diretor Executivo de Negócios Rodoviários.

Marcello Guidotti, italiano, tem formação acadêmica em Economia pela Universitá degli Studi di Bologna (Itália), MBA Executivo pelo Insper e participou em 2014 do Programa Executivo da Universidade de Stanford. Trabalhou na área de administração e finanças em vários projetos de infraestrutura e concessões em países da América Latina. Em 2002, tornou-se diretor administrativo e financeiro e de relações com investidores da Empresa Concessionária de Rodovias do Sul - Ecosul S.A.. Desde 2005 é Diretor Executivo de Finanças da EcoRodovias. Em maio de 2012 passou a acumular o cargo de Diretor Executivo de Relações com Investidores.

Marcelo Lucon Brasileiro, é graduado em Direito pela Universidade São Paulo, possui Mestrado pela Faculdade de Direito da USP e LLm pela Universidade de Londres. Nos últimos 6 anos, ocupou as posições de Gerente e Diretor Jurídico e membro do Conselho de Administração/Fiscal de empresas do Grupo Camargo Correa. Foi membro suplente do Conselho Fiscal da Alpargatas S/A. Atualmente, ocupa a posição de Diretor Executivo Jurídico da EcoRodovias Infraestrutura e Logística S/A.